No dia 1 de Outubro de 2015 às 18h no Museu do Desporto realizou-se a cerimónia da criação da CLT - Confederação Lusófona de Treinadores.
A sessão teve grande participação quer fisicamente no Museu do Desporto quer via streaming através do portal treinadores.org para todo o mundo e começou com um breve cocktail de boas-vindas.
Iniciada a cerimónia oficial foi apresentada a imagem da CLT, explicada a origem do logotipo e conceito da assinatura estando presente valores de união entre os vários países e treinadores da Lusofonia.
De seguida foram feitos os discursos do Presidente da Direcção da Confederação de Treinadores de Portugal, como membro coordenador da Comissão Instaladora da Confederação Lusófona de Treinadores, e do Senhor Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. Emídio Guerreiro.
Pedro Sequeira acentuou a particularidade da CLT que poderá congregar «cerca de 35 mil treinadores de todas as modalidades em Portugal» mas que, no conjunto do mundo lusófono, «poderá chegar aos 800 mil profissionais, um milhão até» segundo estima.
De referir que a língua portuguesa é a quinta mais falada no Mundo, por uma população estimada em 230 milhões, nos quatro continentes.
O Secretário de Estado da tutela, Emídio Guerreiro fez «votos de sucesso para a CLT, um desafio para todos nos espaço da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa" referindo a importância da regulamentação da carreira de treinador e da formação. "No mundo de hoje, só os mais fortes, competentes e capazes chegam ao sucesso. Parabéns ao Pedro Sequeira, cuja tenacidade e vontade férrea permitiu concretizar o sonho», concluiu Emídio Guerreiro.
A cerimónia foi encerrada com um brinde de champagne.